Em umas férias de verão, eu e minhas amigas fomos passar um tempo no engenho que meu pai tinha acabado de comprar no iinterior, e foi lá que tudo aconteceu.
A propriedade era perfeita, com uma bela casa de cinco quartos e um terraço enorme. Mas não havia ainda eletricidade na região, e por isso usávamos velas à noite. Da janela do nosso quarto, dava para ver os canaviais e as casas dos funcionários.
Em uma dessas casas morava uma senhora de 72 anos que nasceu naquele lugar e nos contava histórias realmente assustadoras sobre fatos acontecidos por lá. Nós achávamos que a velha estava caduca e não acreditávamos em suas histórias.
Porém, resolvemos tirar a prova. Ficamos uma noite inteira acordadas, esperando algo estranho acontecer. Passou-se muito tempo, nada acorreu, e decidimos ir para a cama. Quando chegamos ao nosso quarto, um vento muito frio abriu a janela e invadiu o ambiente, apagando todas as velas.
No escuro, olhando pela janela, vimos que uma mulher vinha correndo do canavial, que estava em chamas, em direção à nossa casa.
Imediatamente, corremos em direção do canavial para ajudar aquela moça, que gritava desesperadamente por socorro.
Quando chegamos lá, vimos que não havia nenhuma mulher e que o canavial estava intacto, sem sinal de incêndio!
Vendo aquilo, voltamos aterrorizadas para o nosso quarto e ficamos lá trancadas, sem conseguir dormir.Ninguém tinha coragem de comentar o fato.
No dia seguinte, fomos procurar aquela senhora. Quando a encontramos, ela nos contou que, há muitos anos, a neta da primeira dona do engenho saiu para brincar e demorou a voltar. No fim do dia, a criança ainda não tinha retornado e a mãe, desesperada, entrou no meio da plantação de cana em busca da menina.
Por coincidência, na hora em que a mulher entrou no canavial, os empregados botaram fogo nas canas para poder limpar o terreno.
Ao amanhecer, encontraram o corpo carbonizado da mãe, mas sua filha nunca mais foi vista.Devido à essa morte horrível, desde então o seu fantasma vaga pelo canavial à procura de sua filha que nunca havia encontrado.